ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Tecnologia Tutoriais Como criar e aplicar patches

Como criar e aplicar patches

>> Editanto o menu do Grub
>> Quebrando a senha de root
>> Algoritmos Computacionais (Parte 2)
>> Algoritmos Computacionais (Parte 1)
Por serem em geral pequenos, fácil de criar e de aplicar, os patches vem sendo usados amplamente em projetos Open Source como forma de seus usuários mais experientes contribuírem com o desenvolvimento, manutenção e melhoria destes.

Como criar patches

A seguir veremos como criar um patch contendo alterações no código fonte da aBíblia Software. Contudo, o mesmo exemplo pode ser usado em qualquer que seja o programa, desde que os comandos sejam devidamente adaptados.

Para gerar o patch será necessário possuir duas cópias do código fonte, uma mantida em seu estado original (que será usada como referência para listar as diferenças) e outra onde serão realizadas as alterações. Vale lembrar que é inportante sempre trabalhar com a versão mais atualizada do software.

Assim, o ideal é o colaborador baixar o código fonte da aBíblia Software:

Descompactá-lo:
{chilicode javascript content}$ tar -xvvzf abiblia-x.x-source.tar.gz{/chilicode}

E copiá-lo (a pasta já descompactada) para outro diretório:
{chilicode javascript content}$ cp -a abiblia abiblia.orig{/chilicode}
Onde o diretório abiblia conterá o código modificado e, como o nome já sugere, o diretório abiblia.orig conterá o código original.

Com as modificações já escritas no código fonte do diretório abiblia basta rodar o comando a seguir para criar o patch com as modificações:
{chilicode javascript content}$ diff -Nru abiblia.orig abiblia > nome_do_patch.diff{/chilicode}

Pronto, seu patch já estará criado e pronto para ser enviando para o mantenedor do projeto. No caso da aBíblia Software os patches deverão ser encaminhados, juntamente com uma breve descrição do que ele faz, qual versão da aBíblia Software foi usada, o nome e o email do colaborador, para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Considerações legais

Não somente com a aBíblia Software, mas em praticamente todos os projetos Open Source que recebem patches de correções, é importante deixar claro que, quando um colaborador envia uma patch para um desses projetos este precisa está ciente que:
1 - Não existe garantia que seu patch será implantado no projeto;
2 - Poderá ser extraída somente a idéia contida em seu patch, ou seja, fazer aquilo que seu patch faz, mas de outra forma;
3 - Deverá ser enviado junto ao patch uma explicação sobre o que o patch faz, seu nome e email para que, caso seu patch seja aproveitado, você faça parte da lista de colaboradores do projeto (este passo é garantido com a aBíblia Software, para outros projetos consulte seus desenvolvedores);
4 - Ao enviar um patch para um projeto Open Source, você estará concordando que seu patch estará licenciado pela mesma licença e que pode ser usado no projeto. No caso da aBíblia Software seu nome e email serão inscritos na lista de colaboradores, mas, por motivos de organização, não será descrito de que forma você colaborou.

Como aplicar patches

Para findar nosso estudo sobre patches veremos como aplicá-los no software em questão. Apesar desta etapa não ser necessária ao colaborador, tenho certeza que aprender nunca é demais.

Para aplicar um patch em um software acesse o diretório do código fonte e execute:
{chilicode javascript content}$ patch -p1 nome_do_patch.diff{/chilicode}
 


App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"sim, as águas impetuosas teriam passado sobre nós." Salmos 124:5

[Inclua em seu site]



 


Publicidade