ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Reflexões A viúva de Naim

A viúva de Naim

>> Qual deve ser a denominação da Igreja hoje?
>> O que é Fé?
>> Os jovens tem pedido Sabedoria?
>> Influência Para Os Descendentes
>> Você é admirador ou seguidor de Jesus?

O livro de Lucas 7:11-17, nos conta um acontecimento que muito me chama a atenção.

Primeiro, é a cidade de Naim:

Naim era uma vila muito pobre, há dez quilometros da cidade de Jerusalém e no pé do monte tabor. O que podemos notar é o fato de Jesus sempre procurar lugares onde a sociedade não dá o mínimo valor ou despreza.Também em tratando de caráter e personalidade, Jesus tira de letra, por que Jesus foi o homem mais simples da face da terra que já existiu. Quantos casos nós vimos do nosso Mestre operar em lugares menos favorecidos.

O apostolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios 1:28, fala que “Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas,e aquelas que não são,para confundir as que são”. O que eu aprendo aqui é: “Deus age nos lugares menos favorecido,e para mostrar a todos que a essência do milagre não é o lugar, mas sim Deus”.

Segundo, se trata de uma viúva:

A viúva tinha um tratamento especial pelo Senhor. Está escrito em Exodo 22:22 a nenhuma viúva, nem órfão afligireis. Tiago, escrevendo a sua carta a derteminada igreja disse em Tiago 01:27 "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo". Jesus estava mostrando a todos que a viúva não é desamparada.

Terceiro, porque era uma família:

A família sempre foi valorizada tanto no antigo quanto no novo testamento. Os judeus davam um valor importantíssimo à família. Se fossemos pregar ou dar algum estudo sobre este tema, não poderia, de maneira nenhuma, deixar de relatar os judeus. Havia uma harmonia tremenda na família do judeu. Existia dialogo entre pai e filho, esposo e esposa, coisas que hoje são raras de se ver. É por isso que há muitos, e não poucos, conflitos e casamentos arruinados nos dias atuais, por falta de apenas uma palavra: diálogo. Nos relata a Biblia Sagrada em Genesis 12, o Senhor Deus chamando um homem por nome Abrão, para O seguir. E Deus lhe faz varias promessas. Quero destacar apenas uma, no versículo 3b “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. O Senhor Deus estava falando a respeito de Jesus. Jesus passa pela genealogia de Abrãao, quando Jesus se depara com a viúva de Naim, o Mestre cumpri esta promessa, abençoa e restaura essa família.

É só prestarmos atenção à Biblia e em nosso meio, quantas famílias  estão sendo abençoadas por causa dessa promessa.

Em quarto lugar, a compaixão de Jesus:

A intima compaixão de Jesus é interessante. A Biblia, quando menciona que Jesus teve intima compaixão, é como se o Mestre vivesse aquela situação. Vamos analisar o drama da viúva:

- Perdera o marido, já lhe causava uma dor tamanha;

- E depois o seu filho único, viu um sonho ir embora, um desejo de uma vida inteira acabar.

Ter este sentimento é se colocar no lugar do outro como se nós estivessemos sofrendo. Foi o que Jesus fez. A Biblia diz na carta aos Hebreus 3:3 "Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo". Eu aprendo aqui que da mesma forma devemos agir com quem precisa. Se nos colocarmos no lugar de quem, a todo o dia, está comprando o seu passaporte para o inferno, vivendo nas drogas, na prostituição e etc... E se apresentarmos Jesus? Quantas vidas poderão ser transformadas? Pense nisso!

Quinto lugar, a restauração:

Jesus aqui quebra um protocolo da lei, o qual ninguém poderia tocar no esquife (caixão) pois se tornaria imundo (Lv 5:2-3). Jesus toca no esquife, e diz ao jovem: ”a ti te digo, levanta”. O que o Mestre estava dizendo era o seguinte: ”sai dessa situação agora”. O jovem levanta e começa a falar, e Jesus, o entrega à sua mãe.

Quantas vidas estão da mesma maneira, mortas espiritualmente, ministérios arruinados, sem esperança de vida, pessoas depressivas a ponto de cometerem loucuras, se suicidarem?

Que nós servos e servas, obreiros da seara do Senhor, na autoridade do nome Santo e Poderoso de Jesus, venhamos a decretar a estas vidas: ”saiam dessa situação agora no nome de Jesus”. Use a autoridade que Deus te deu e faça a obra do Senhor.

Em ultimo lugar, Jesus foi exaltado:

Com esse milagre, Jesus ficou popular e a sua fama correu por toda Judeia e cidades circunvizinhas. Que nós possamos anunciar Jesus a toda criatura, e que vidas venham ser transformadas, e o nome do Senhor seja sempre exaltado.

Conclusão:

Que desse pequeno comentário, nós possamos entender mais um pouquinho da palavra de Deus. Que o Senhor vos abençoe, em nome de Jesus.



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus;" Provérbios 2:17

[Inclua em seu site]



 


Publicidade