ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Estudos Bíblicos



Divisões da Bíblia

A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros".
Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros.
Esses livros estão divididos basicamente em duas seções, a saber, Antigo e Novo Testamento.

Leia mais...
 

Textos e versões do Antigo Testamento

Muitas são as versões do Antigo Testamento (AT) que chegaram até nós. Os originais já se perderam, o que temos hoje são cópias de cópias. A estas cópias damos o nome de arquétipos e quando existem vários arquétipos iguais chamamos de testemunhas. Conheçamos então algumas destas testemunhas que chegaram até nós.

Leia mais...
 

As Assim Chamadas Provas Racionais da Existência de Deus

No transcurso do tempo foram elaborados alguns argumentos em favor da existência de Deus. Acharam ponto de apoio na teologia, especialmente pela influência de Wolff. Alguns deles já tinham sido sugeridos, em essência, por Platão e Aristóteles, e outros foram acrescentados modernamente por estudiosos da filosofia da religião. Somente os mais comuns podem ser apresentados aqui.

Leia mais...
 

Partidos político-religiosos da Palestina no tempo de Cristo

Quem eram os Fariseus, Saduceus, Essênios, Zelotes, Zadoquitas e Herodianos?

Leia mais...
 

A vontade de Deus para o homem - a perfeição de Deus e a limitação do homem

Muitas vezes nós cristãos, pedimos coisas pequenas para Deus e quando não conseguimos ficamos muito tristes. Mas, o que esperar de Deus? Com o que devemos nos preocupar? Como o homem deve agir para não perder as bênçãos de Deus? Quais são as limitações do homem? Leia este estudo bíblico para entender um pouco mais sobre estas e outras questões.

Leia mais...
 

Intimidade

De acordo com o site Wikipédia, Intimidade, “[...] Esta não é uma definição precisa, mas mesmo sem ser específico, parece que a intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. Certamente a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: a base da amizade e uma das fundações do amor[...]”.

Leia mais...
 

Sinais dos crentes

De forma alguma, este estudo bíblico será uma disputa da mensagem e estudo que o irmão Marcelo escreveu com o tema “Revelações e expulsão de demônios são possíveis nos dias de hoje?”, mas sim aquilo que a Palavra de Deus nos ensina e fala, não só para os dias de Jesus na terra, mas também para os dias de hoje, até que o Espírito Santo seja recolhido da terra.

Leia mais...
 

Revelações e expulsão de demônios são possíveis nos dias de hoje?

Para falarmos sobre revelação temos que compreender o que vem a ser uma. Quando falamos da vontade de Deus nas escrituras, podemos concluir que revelação é o ato pelo qual Deus fez saber aos homens os seus mistérios, sua vontade, a princípio no momento da criação, depois por Moisés e os profetas, e finalmente por Jesus Cristo.

Leia mais...
 

Coração quebrantado

Quebrantamento de coração. O dicionário Priberam da língua portuguesa define quebrantamento como ato ou efeito de quebrantar; por sua vez quebrantar, entre suas definições encontramos:

Leia mais...
 

O que é lançar o pão sobre as águas?

1 - Introdução

A maior parte da bíblia é de fácil entendimento. O simples conhecimento da língua vernácula1 (nativa) é o bastante para que o leitor leigo compreenda facilmente o texto bíblico. Outras partes, no entanto, requerem a ajuda de um teólogo, pois é preciso entender o momento histórico, ou mesmo a figura de linguagem utilizada pelo autor, para então interpretar o texto. Mas de modo geral a bíblia não é nenhum mistério.

Leia mais...
 

Melhor é glorificar do que inventar

SELÁ - ALELUIA - AMÉM: As três palavras são de origem hebraica e muito significativas porque são dirigidas a Deus – Selá, Aleluia e Amém.

Elas quase sempre se encontram transliteradas e não traduzidas, isto é, mantidas com a mesma pronúncia que têm no original. Elas serão estudadas na sua etimologia e em seu sentido atual.

Leia mais...
 

O Temor do Senhor - Parte II

Esta é a segunda parte do estudo O Temor do Senhor. Se você não leu acesse: O Temor do Senhor - Parte I.

Leia mais...
 

Os Pais da Igreja

O título “Pai”, aplicado historicamente a alguns líderes cristãos, surgiu devido à reverência que muitos nutriam pelos bispos dos primeiros séculos.

Leia mais...
 

Amor de Deus

Muitas pessoas atualmente reclamam por não se sentirem amadas, por não ter amigos, por simplesmente não ter o que querem. O que será que as leva a pensar assim? Será que o Amor deve se concentrar apenas no sentimento compartilhado pelo homem?

Leia mais...
 

O Antigo Testamento é importante?

Introdução
Ante a proposta de conhecer a teologia bíblica, encontramos sempre um grande desafio. O desafio de compreender os princípios da palavra de Deus.
Ao longo dos anos informações foram reunidas em manuscritos e rolos; com o passar do tempo foram considerados sagrados. A reunião dos livros da lei, é chamado de torah mais tarde com a inclusão dos demais livros que hoje formam o antigo testamento, foi instituída a Bíblia hebraica (que nada difere do antigo testamento que usamos hoje, salvo pela posição de alguns livros).

Leia mais...
 

Cuidados na hora da pregação

Assim como uma construção possui sua estrutura (ou alicerces), ou o nosso corpo possui o esqueleto com a função de sustentar o corpo, a pregação (ou sermão) tem esta estrutura básica, afim de que por ela seja estruturada a pregação.

Leia mais...
 

Batismo do Cristão

Quanto ao ato do batismo (mais propriamente dito) acredito ser desnecessário qualquer tipo de explicação, visto que é muito comum em nossos dias e mesmo em nossa história.

Leia mais...
 

A importância do Batismo

Estudos Bíblicos | Teologia - ComunidadeaBíblia.Net

A seriedade e importância inquestionável do batismo está claramente defendida na bíblia quando aprendemos sobre o batismo de Jesus. O filho de Deus, que se fez carne, e agora era homem, com o propósito de livrar a humanidade do pecado, estava diante de João Batista com o propósito de ser batizado.

Leia mais...
 

Santa Doutrina, qual é?

Para a plena compreensão da importância da doutrina, vejo ser de grande importância tratar antes da definição do termo doutrina, visto que pode causar completo desentendimento a simples incompreensão do termo.

Leia mais...
 

Oração do cristão; tem jeito certo de orar?

Não tenho o objetivo de ensinar ninguém a orar, também não acho que possa ensinar muito. Todos sabem o que é oração, consequentemente, cremos que Deus está pronto para ouvir e atender nossas petições. Vamos então sistematizar algumas características de como deve ser a oração.

Leia mais...
 

A Crucificação de Cristo, a partir de um ponto de vista médico

Lendo o livro de Jim Bishop “O Dia Que Cristo Morreu”, eu percebi que durante vários anos eu tinha tornado a crucificação de Jesus mais ou menos sem valor, que havia crescido calos em meu coração sobre este horror, por tratar seus detalhes de forma tão familiar – e pela amizade distante que eu tinha com nosso Senhor. Eu finalmente havia percebido que, mesmo como médico, eu não entendia a verdadeira causa da morte de Jesus.

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Caixinha de Promessas

"O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios." Salmos 97:10

[Inclua em seu site]



 


Publicidade