ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Esboços Adoração em Levítico

Adoração em Levítico

>> Aparições de Jesus
>> Os Quatro Tópicos da Fé
>> Papo, penas e cinzas
>> Eu quero ser REFEITO
>> Consequências da queda do homem

O livro de levítico começa com Deus chamando Moisés da tenda do encontro. Pensemos mais uma vez como Deus se encarrega de chamar pessoas. Após a queda de Adão e Eva no Éden, Deus os chamou e ali reiniciou sua comunhão com eles. 

1 - Deus chamou Adão e Eva;

2 - Deus chamou Noé;

3 - Deus chamou Abraão;

4 - Deus chamou Saulo de Tarso;

5 - Deus nos chama hoje.

“Dá-me filho meu o teu coração...” Nesse livro é mencionada muitas vezes a oferta, ‘algo que a pessoa traz a Deus como presente’. Não podemos nos apresentar diante de Deus de mãos vazias. A maioria das ofertas eram voluntarias, a menos que fosse um sacrifício pelo pecado.

Vamos considerar que, ofertas e holocaustos sejam a mesma coisa.

O holocausto era oferecido duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde. No dia de sábado era trazido em dobro, além disso, qualquer pessoa poderia oferecer holocaustos especiais para expressar sua devoção a Deus. O Senhor espera que nós voluntariamente nos aproximemos dele e coloquemos aos seus pés a nossa vida.

O holocausto ou oferta de animais trazidos para Deus deveria ser de um macho, provavelmente por causa do valor e pela representação de virilidade e fertilidade, além de ser sem defeito algum.

Assim também deve ser aquilo que dedicamos a Deus, nosso tempo, por exemplo. Não podemos levar para Deus o que sobra! As ofertas são específicas; animais, aves e cereais. No caso dos animais, poderia ser: novilho, carneiro ou ave (rolinha ou bobinho para os pobres) todos sem defeitos. Os cereais eram: grãos, farinha, azeite, incenso, pães assados, bolos e sal. O fermento e mel eram proibidos.

Em todas as ofertas, o ofertante colocava as mãos sobre a cabeça do animal para expressar sua identificação entre ele mesmo e o animal, e a morte deste passaria a ser aceita como propiciação, ou substituição, o animal morrendo no lugar do homem.

Aqui está o grande significado espiritual dos sacrifícios do A.T. Ao levar um animal para o sacrifício e colocar as mãos sobre ele, esse ritual estava apontando para o mais perfeito sacrifício que haveria de acontecer: a morte do filho de Deus em nosso lugar. A palavra holocausto no hebraico significa “subindo”. Talvez simbolizando a adoração e orações que ao se misturar com a fumaça e o aroma subiam até a presença de Deus.

 

Pr Israel Rezende

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

twitter: @prisraelrezende



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Aumente-vos o Senhor cada vez mais, a vós e a vossos filhos." Salmos 115:14

[Inclua em seu site]



 


Publicidade