ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Esboços Consequências da queda do homem

Consequências da queda do homem

>> Tempo, Dinheiro e Talentos
>> Coisas essenciais ao cristão
>> O filho perdido
>> O verdadeiro discípulo de Jesus - Parte III
>> O verdadeiro discípulo de Jesus - Parte II

A bíblia, especificamente no livro de gênesis, nos fala da queda do homem. Conhecemos a história e sabemos de como Adão e sua mulher foram expulsos do paraíso. Nesta oportunidade, então, quero apenas relacionar algumas das percas com o pecado no Édem.

Vamos ao texto bíblico antes dos comentários, estamos no livro de gênesis cap 02 e 03
 

2-16 e 17. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
3-6. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
3-13. “E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.”
3-15. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
3-16. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
3-19. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.

A simples leitura do texto bíblico já é o bastante para compreensão das conseqüências, mas vamos então relaciona-las:

  1. Fica claro no contexto que “morte” corresponde ao afastamento de Deus, e à perda da imortalidade. A morte não era imediata, mas se manifestou anos depois com a morte de Adão, Eva e todos os seus descendentes até hoje. Posso até sugerir com toda certeza que o homem não foi criado para morrer, ele deveria viver eternamente em seu corpo natural.
  2. A vergonha da nudez se manifestou imediatamente após o pecado. A proximidade de Deus e a ausência do pecado não encontrava malicia em seus corpos. Este acontecimento encontra concordância com o versículo 15 do capítulo 1 de Tito “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro.(...)”
  3. A expulsão do Paraíso acontece imediatamente. O espaço criado por Deus para abrigar o homem, não poderia mais comportar um ser pecador.
  4. A mulher passou a ser dominada pelo homem, e agora irá conceber  em dor. Quanto à mulher então, passa a existir uma relação entre sexo, gestação, dor e dominação.
  5. Ao homem surgiu a responsabilidade de garantir o sustento do lar à custa de esforço físico, por seu trabalho. É sabido que no Éden havia muito trabalho, no entanto o trabalho não era uma imposição e um problema; contudo a partir da expulsão do paraíso passa a ser.

Espero ter ajudado com este breve esboço sobre o pecado original no paraíso. É bom lembrar que culturalmente é entendido por pecado original o sexo, mas pelo que aprendemos com a bíblia o pecado original é a desobediência.
 



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus." Marcos 14:25

[Inclua em seu site]



 


Publicidade