LV.1.15-17.3 Coisas que não podem permanecer no altar:
A ordem dada por Deus ao sumo sacerdote havia sido clara e inconteste (irrevogável). Antes de apresentar o sacrifício diante do altar do holocausto, o mesmo deveria observar alguns preceitos importantes. Por exemplo, o papo e as penas da ave deveriam ser removidas, e por fim, as cinzas provenientes desse mesmo sacrifício deveriam ser removidas do altar. Vemos que esses três elementos não poderiam fazer parte do sacrifício. O papo, as penas e por fim as cinzas.
1 - O PAPO DEVERIA SER RETIRADO:
O papo serve para realizar a separação do alimento a ser ingerido de eventuais pedras que a pomba engula. O sacrifício deveria ser limpo e sem mistura e essas pedras certamente iriam influenciar negativamente no processo de aceitação da oferta.
Pedras; no sentido espiritual pode representar "impedimento espiritual". Por exexmplo, o maior obstáculo que jesus teve que superar no dia em que ele ressucitou seu amigo Lázaro, não foi a incredulidade de Marta e nem tampouco o estado de putrefação do corpo do defunto (que já era de 4 dias) e sim a "pedra" que estava na porta do sepulcro. Uma "pedrinha" pode representar os "pequenos males" que influenciam grandemente.
2 - AS PENAS DEVERIAM SER RETIRADAS:
O cheiro de pena queimada é algo insuportável, e segundo Êxodo 29:18 e Levitico 1:17, o sacrifício do altar deveria produzir um bom cheiro. Isso fala de cultos sem alma e sem vida; Isaías 1.11-18.
Penas também falam de camuflagem (cobertura enganosa). Não podemos viver um evangelho de aparências, pois na presença de Deus nada fica encoberto.
3 - AS CINZAS DEVERIAM SER REMOVIDAS DO ALTAR:
Hoje, estas cinzas falam de comodismo, indiferença, apatia espiritual. Altar não é lugar de cinzas, Levítico 6:8-13.
O inferno não respeita um crente frio e sem fogo. Precisamos do poder do Espírito em nossas vidas, Lucas 1:15; 2:25; 3:16 e Atos1:8; 2:4; 4:2 6:3.
Para recebermos o poder do Espírito é nescessario estarmos com o nosso altar em ordem.
O altar representa para nós cristãos 4 coisas importantes:
- Um lugar de encontro com Deus;
- Um lugar de gratidão;
- Um lugar de resposta;
- Lugar de renovação.
Sobre o altar, eram apresentadas 6 tipos de ofertas:
- Oferta de incenso;
- Oferta de agradecimento;
- Oferta pela transgressão;
- Oferta pacífica;
- Oferta propiciatória;
- Oferta voluntária.
pastormarciosanchez[arroba]gmail.com