ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Estudos Bíblicos Santa Doutrina, qual é?

Santa Doutrina, qual é?

>> Oração do cristão; tem jeito certo de orar?
>> A Crucificação de Cristo, a partir de um ponto de vista médico
>> As 10 pragas do Egito, ou os 10 deuses do Egito?
>> Pedir, buscar, bater.
>> O Temor de Deus - Parte I

Para a plena compreensão da importância da doutrina, vejo ser de grande importância tratar antes da definição do termo doutrina, visto que pode causar completo desentendimento a simples incompreensão do termo.

Ainda existe em nosso dias a utilização da palavra doutrina no mesmo sentido de costume, ou mesmo de credo. Para exemplificar melhor, posso citar como exemplo algumas igrejas tradicionais, ou mesmo pentecostais em que existem os chamados “culto de doutrina”, e nele o dirigente fala sobre roupa (especialmente para as mulheres), cabelo, não faltar aos cultos, não assistir televisão; lá são contados os pecados dos irmãos para toda a igreja, quem será excluído, quem ficará de prova e assim por diante.

Esta homilia, ainda é muito comum em nossos dias, mas, e se compararmos com o texto de Mateus cap. 07:

“17. Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
20. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
26. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
28. Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;”

Nosso Mestre é admirado por causa de sua doutrina; podemos notar claramente que não há semelhança com a pregação do “culto de doutrina”. Meu intento aqui não é o de criticar o colega pastor que ensina suas ovelhas, mas sim ser sóbrio e buscar a verdade das sagradas escrituras, pois é nela que devemos pautar nossa vida, e dela buscar entendimento e instrução.

Conforme contribuição do dicionário priberam da linha portuguesa, doutrina é: Erudição, saber; ensino; norma; Princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência. Por conseguinte Doutrinar é instruir em doutrina, ou instruir nos princípios de alguma doutrina.
Se o tema é Doutrina Bíblica, logo, cabe a compreensão de quais ensinamentos estão contidos na Bíblia e qual a relevância para os nosso dias. Em outras palavras, o que é que a Bíblia tem a nos ensinar diretamente, ou seja, sem a intervenção ou ajuda de qualquer pessoa. Quais ensinamentos estão contidos na Bíblia.

Não se assuste, pois podemos nos enganar e muitas vezes crer em certos credos que não estão na bíblia, por exemplo: se é proibido usar desodorante, pois é vaidade, o irmão (da igreja) pode ter sérios problemas para conseguir um bom emprego, visto que o uso de desodorante não é vaidade é sim uma questão de higiene pessoal. A bíblia não faz nenhuma crítica a higiene pessoal, pelo contrário diz que devemos cuidar do nosso corpo, pois é templo do Espírito Santo.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Cor 6:19

Sendo assim cabe a todos a observação minuciosa da palavra de Deus, afim de aprender da santa doutrina, aprender das sagradas escrituras e, não se iludir com doutrinas falsas e falsos profetas que existem em nossos dias.

“...se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Gálatas 1:9



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." Salmos 50:15

[Inclua em seu site]



 


Publicidade