ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Reflexões Às Verdadeiramente ovelhas

Às Verdadeiramente ovelhas

>> Aos verdadeiramente pastores
>> Irmão Vitelino I
>> As quatro barreiras que Jesus teve que romper para falar a mulher Samaritana
>> A viúva de Naim
>> Qual deve ser a denominação da Igreja hoje?

“O justo viverá da fé (da sua própria fé)” – Hb 10:38

Você não vai poder viver nunca da fé de outra pessoa: do seu pastor, do seu cônjuge e nem mesmo da fé de Jesus, porque não é este o Projeto de Deus! O churrasco que comi hoje alimenta a mim somente, e não a você. Nenhum bezerro cresce com o capim que o outro comeu! “O justo viverá da fé (da sua própria fé)”.

Jesus Cristo – Ele mesmo é o “Autor e Consumador da nossa fé” (Hb. 12:2), da sua fé, da minha fé, da nossa fé. Ele é quem “habita pela fé em nosso coração” (Ef 3:17), e de lá (do coração, de Cristo) temos o poder de crer “pois, é com o coração que se crê” (Rm 10:10). Ele disse a mulher com fluxo de sangue “a tua fé te salvou” (Lc 7:50). Foi sua fé, a fé dela mesmo que a salvou da enfermidade. É a tua fé,a tua própria fé, que te salva agora. “Não tenha medo, somente crê” (Lc 8:50).

Analise bem os contínuos contatos que tem com seu pastor (Muito maior perigo está correndo se forem pastoras, bispas e profetizas, cujo sólido fundamento escritural é raro - Lc 2:36, At 21:9). Observe os seus estímulos, o que ele crê, seus ensinos e confira a relação teórico-prática em sua vida cotidiana... “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver” (Hb. 13:7).

“Imitai-lhes a fé”–É a Ordem Divina!

Sendo ele um pastor de Deus,ele próprio crê(para sua própria vida, antes do que é ‘para o seu ministério’), ensina e estimula a fé! A este devo “imitar”... A Obra de Deus é esta: tenho natureza (espírito de fé), recebo ensino saudável e estímulo para crer... CREIO! 

“A fé deles (dos pastores) imitai". Não é ser 'cover’ do seu pastor, imitar lhe a pasta, os gestos, a forma de falar, o tamanho da bíblia, as idiossincrasias... e sim a fé! Deus não ordenou imitar lhe os ensinos ou as doutrinas, mas a fé!

Como se posta seu pastor quanto a sua fé? Fornece apropriado estimulo, ignora ou ‘compete’ com você nos pódios’ eclesiásticos? Ele enfatiza sua fraqueza e a força do mundo?  Assevera a real fraqueza da carne ou a constante prontidão do seu espírito (Mt 26:41)? Avaliando riscos, insiste no perigo e nos prejuízos da queda ou desejando e crendo com você ‘sua cura’ te arrasta para cima do telhado (Mc 2:1-12).

Olhe o que o pastor João disse a nosso respeito - “maior É Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (I Jo 4:4)?

Veja agora como Jesus, “O Grande Pastor das Ovelhas”, agia nestas situações - “a tua fé te salvou” (Lc 18:42, 17:50,7:50); “Não temas (não tenhas medo), somente creia” (Mc 5:36)

Observe Paulo falando do seu objetivo pastoral: “promover a fé que é dos eleitos de Deus” (Tt 1:1) e da sua alegria com o resultado ministerial - crescimento da fé dos santos "sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé CRESCE muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros," (II Ts 1:3).

Nenhum dos santos, pastores e apóstolos nas sagradas escrituras ‘animou carnalmente’ as suas ovelhas, mas também não apregoavam o incrédulo desânimo (falsa prudência) dando ênfase das impossibilidades... Como o Grande Pastor das Ovelhas, cada um deles admoestava, consolava e estimulava com a Verdade: “No mundo tereis aflições, mas TENDE BOM ÂNIMO porque eu (Jesus Cristo) venci o mundo” (Jo 16:33).

Seu pastor tem promovido a sua fé? Se alegra e dá graças quando você está crendo? Que alimento ele lhe tem oferecido? É só no cocho ou é campo verde e aberto’? (João 10). Ele ‘sobe montanhas e desce vales’ com você? Há semelhança com o “Pastor e Bispo das nossas almas” que nos conduz a “pastos verdejantes” e, ainda que passemos “pelo vale da sombra da morte”, não temos medo porque Ele está conosco?

Que alimento você tem desejado? Lembre-se: Responsabilidade e Oportunidade! Da equilibrada relação deste binômio brotará todo o seu progresso. Este descaso com a ‘qualidade’ da própria alimentação e com o “tempo” traz danos quase irreparáveis, porque até hoje o relógio só andou para trás uma vez, e isto por algumas horas.

“Porque devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torneis a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido alimento, porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o alimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Heb. 5:12-14)

“Pelo tempo”... O “tempo” (e não só seu peso) diz muito da sua ‘dieta’, do seu pastor e também de você; revelando as  escolhas que você tem feito, de alimento e de pastor... Responsabilidade e Oportunidade!

Observe o texto: “vos haveis feito tais” - Não foi só a dieta ofertada, nem só o pastor, mas eles próprios os gálatas. Não diz que eles ‘foram feitos’, que foram obrigados, mas que ele “se fizeram tais que ainda necessitavam de leite” - com essa atitude atrasaram o seu próprio desenvolvimento se fazendo “meninos”.

Lembra do caso da ‘mulher bebê’? Lá foi um ‘acidente genético’... aqui, é você que comete crime contra si mesmo, achando que o tempo não importa, satisfeito com o ‘leitinho c de cada dia (domingo)’ e feliz com o ‘louvorzão de sábado’!

Qual foi seu ‘ponderal’ no ‘último inverno’ de sua vida?

Em todas as situações, de todos os modos, com ou sem ajuda de seu pastor, VOLTE-SE para o Cristo que é a tua vida! "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas." (I Pe 2:25).

‘Olhe’ para seu interior e observe a fome, a fome de Deus... Seu estomago espiritual arde desejando leite, genuíno leite espiritual (espiritual, não é mental), não falsificado (sem acréscimos e exclusão de nada), por isso "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo" (I Pe  2:2).

Este ‘DESEJO’ (natural do renascido) e a DIETA SAUDÁVEL (“genuíno leite espiritual”) vão garantir o seu CRESCIMENTO, “se é que você já provou que o Senhor é bom” (I Pe 2:3). 

Portanto observe, “se há desejo”? Em caso de reposta negativa, esqueça tudo isto e vá ‘assistir’ uma novela... Mas se a resposta é positiva, o próximo passo é conferir a sua dieta. O Método eficaz de avaliação é pelo resultado obtido:

- Há quanto tempo você renasceu (“provou que o Senhor é bom”)? 

- Qual era seu ‘tamanho e peso’ quando renasceu?

- Qual seu tamanho e peso hoje (não só seu peso) – lembra do vitelo?

Esta análise diz muito de quem é você, de que alimento tem recebido e invariavelmente quem é seu pastor.

Saiba que a qualidade da dieta e esta adequada as fases do seu desenvolvimento é de responsabilidade sua também, e não só dos seu pastor... Se você almeja pastos verdejantes e está preso, alimentado num coxo, sem luz... e você tem a ‘oportunidade de tornar-se livre’ (I Co 7:21), aproveite-a!  Consciente da sua responsabilidade e da oportunidade de alavancar seu desenvolvimento pessoal pode, por exemplo,escolher pastar em outro campo. Deus não lhe chamou para escravidão, mas para saudável, responsável e verdadeira “liberdade” (Gl. 5:1).

Só se rebelar, fugir para longe ‘do cocho’ e juntar-se aos maduros (autodenominados), não é o suficiente e não dará resultado. É preciso crescer e ‘amadurecer’! Não se cresce por osmose e sim “andando na luz” Se você é santo creia: “todos os Seus santos estão nas Suas mãos, postos serão no meio, entre os Seus pés e cada um receberá das Suas palavras (Palavras de Deus)” (Dt 33:3)

Este é o alimento que te fará crescer: receber pessoalmente (“cada um”) a Palavra de Deus! Dieta específica, especialmente preparada por Deus que atenda suas necessidades e desejos. É o ‘a la carte’ de Deus e não o, tão em moda, ‘sopão fraterno’ dominical.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está...” (Cl.3:1). É urgente e imprescindível que você, identificado com Cristo, se “desindentifique” com os mortos, até seus prediletos religiosos e familiares, e “de agora em diante a ninguém” conheça “segundo a carne...” (II Co. 5:16).

Quando Jesus ressuscitou a Lázaro ordenou aos que assistiam: “Desatai-o e deixai-o ir” (Jo 11:44) - "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará"  (Ef 5:14).

Recorda da Ana e o fusca? Imitando a Lídia te digo: Seu coração novo está clamando, urrando para que você engate uma segunda, terceira, quarta... Esta é a sua oportunidade do seu desenvolvimento espiritual.

Uma das mais belas figuras do desenvolvimento Cristão é o da águia e "Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas," (Dt 32:11). Observando muitas vezes a mãe entrar e sair do ninho com alimento que lhe é posto no bico,iniciam o prazeroso exercício de imitá-la,no bater das asas... Primeira aula teórica de vôo, exercício de base comportamental (‘inato e aprendido’),porque eles nasceram num confortável e seguro ninho, mas os céus são seu destino!

Ordem Divina “observando-lhes o fim da carreira (vida)... a fé deles imitai”!

Até onde me recordo nunca andei de carro em que a Ana estivesse dirigindo, mas certamente ela deve estar ‘indo além da ‘primeira’...

E você, já engatou pelo menos a ‘sua segunda’ na estrada da sua vida eterna?



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas." Salmos 36:7

[Inclua em seu site]



 


Publicidade