ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Mensagens A identidade de Jesus para nós

A identidade de Jesus para nós

>> A maldição de quem não ama a Deus
>> A opção de pecar
>> Nossa incapacidade diante de Deus
>> O significado da Sarça Ardente – Parte II
>> O significado da Sarça Ardente – Parte I

A simples leitura da palavra de Deus sempre me impressiona, especialmente pela sua profundidade e ao mesmo tempo simplicidade. Outro na minha leitura uma pergunta de Jesus aos discípulos me chamou a atenção. A pergunta foi:

“... - Quem o povo diz que eu sou?” (Marcos 8-27 NTLH)

Em um primeiro momento é possível não entender esta pergunta, porque o próprio Jesus queria saber qual a opinião das pessoas sobre ele, mas, se fizermos uma análise social da vida de Jesus podemos ver com outros olhos esta questão. Então vamos lá? Quem era Jesus?
  
Jesus era filho de Maria, que ficou grávida antes do casamento, e José iria abandoná-la (Lucas 01-31 e Mateus 01-19) secretamente; os vizinhos com certeza sabiam desta história. E em quem vocês acham que os vizinhos acreditavam? Que o próprio Deus fez a obra ou algum “rapaz” mal intencionado.

José era carpinteiro, não era da família mais rica e todos (com certeza) trabalhavam para se sustentar. Além disto, Ele cresceu como uma criança comum (Lucas 02-52), até aos 30 anos de idade quando realizou o primeiro milagre (João 02-1.11). Em outras palavras: De repente com 30 anos de idade começa a fazer milagre e fazer discípulos.

Conhecendo (ou analisando) a vida de Jesus por este ângulo fica um pouco mais fácil compreender a falta de fé daquelas pessoas que conheceram a Jesus. O que não acho aceitável quando Jesus demonstra os sinais, começando no milagre da multiplicação da água em vinho, o apóstolo João deixa bem claro o poder de Jesus.

Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.” (João 2-11 NTLH)

Com esta manifestação de poder, já era de se esperar que todos acreditassem que Ele era o salvador que todos esperavam, mas a reação é adversa e muitos tinham dúvidas quanto à identidade de Jesus, como podemos ver nos versos abaixo:

“... Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4-41 RC)

“... ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Marcos 1-27 RA)

“... Quem é este que até perdoa pecados?” (Lucas 07-49 RC)

Em outras, mesmo vendo as manifestações de poder, alguns ainda não sabiam ou não queria acreditar ou nos sinais de que ali estava o Cristo. A partir daí entendo a pergunta de Jesus quando queria saber o que os homens pensavam dele.

Crer em Jesus é crer nos sinais, e não exatamente no que vemos. Jesus já te deu alguma prova do seu poder? Então creia. Na sua igreja local há sinais do pode de Jesus? Então creia. Jesus uma vez foi questionado se era ou não o Cristo que todos esperavam; e a resposta foi:

Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.” (Lucas 07:22 RC)

Voltando ao início da nossa discussão, após Jesus perguntar o que o povo pensava dele a pergunta agora foi dirigida diretamente aos discípulos

“... mas vós, quem dizeis que eu sou?...” (Marcos 08-29 RA)


Sem qualquer comentário, quero terminar com esta pergunta e espero que cada um responda para si.

Para VOCÊ quem é Jesus?
 



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus." I Pedro 4:14

[Inclua em seu site]



 


Publicidade