ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Tecnologia Dicas Gimp: Ferramenta open source para edição de imagens

Gimp: Ferramenta open source para edição de imagens

>> Disco Virtual Gratuito
>> Internet Explorer, não recomendado!

Para quem acredita que o Photoshop® é insubstituível existe o Gimp, um software que possui a mesma finalidade que o Photoshop mas possui uma importante vantagem: é gratuito.

Além do fato de ser um GNU, o Gimp vem ganhando usuários devido a sua facilidade de utilização ao mesmo tempo que não peca quanto aos resultados obtidos. Seus vários scripts de efeitos transformam determinadas tarefas trabalhosas em simples cliques do mouse.

O Gimp é um software multi-plataforma. Assim é distribuído em versões Windows, Linux e Mac.

A primeira diferença que os novos usuários do Gimp devem perceber é o seu visual estilo Linux (trabalhando com várias janelas), o que não é nada de assustar. Muito pelo contrário, a utilização de várias janelas para os diferentes diálogos proporciona mais conforto ao editor que passa a ter mais controle de modo a exibir ou ocultar um diálogo rapidamente apenas maximizando ou minimizando a determinada janela.

Gimp: Tela principal
Clique na imagem para visualiza-la em tamanho real

O Gimp possui uma estrutura ampla, fácil para os menos experientes em design (como eu) e, ao mesmo tempo, robusta para os profissionais. Abaixo segue um desenho que criei a partir do desenho original escaneado em um scanner doméstico. Os créditos do desenho à lápis são de Josélia Jesus.
 

Mickey e Minie desenhado à mão
Original desenhado à mão

Mickey e Minie criado com o Gimp
Criado a partir do original usando o Gimp
Clique na imagem para visualiza-la em tamanho real 

Com certeza qualquer profissional que ver essa imagem achará inúmeros erros. Porém, mais uma vez reforço: eu sou AMADOR em design. A idéia aqui é somente demonstrar o poder de fogo do Gimp. Vale ressaltar que as luzes do fundo dessa arte (Azul, Amarela, Lilás), apesar de possuir um acabamento super profissional foram criadas com menos de cinco cliques do mouse usando os scripts do Gimp. Uma verdadeira mão na roda!

Para os interessados em aprender mais sobre o Gimp existe um site nacional fantástico. O OGimp, como o nome já sugere, é um site dedicado ao GNU Image Manipulation Program, além de ser publicador da GIMPZine, uma revista trimestral em PDF dedicada ao GIMP com artigos, dicas, entrevistas, etc que pode ser baixada gratuitamente. Aliás, a GIMPZone é realmente muito boa, e deve ser lida inclusive por profissionais da área. Abaixo segue um exemplo de coloração digital que fiz seguindo uma dica presente da 4ª edição da GIMPZine.

 

 

Coloração usando o Gimp
 

O endereço do OGimp é: www.ogimp.com.br

O site oficial do Gimp: www.gimp.org
 



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele." II Crônicas 32:7

[Inclua em seu site]



 


Publicidade