ComunidadeaBíblia.Net

 
Home Tecnologia Dicas Ubuntu Netbook Remix

Ubuntu Netbook Remix

>> CoGrOO: Corretor gramatical para OpenOffice
>> Como comprar bons produtos pagando pouco
>> Plugin mostra valor de produtos em outras lojas
>> Amarok 2.1 Rocks the World
>> gThumb editor de imagem

Desde o lançamento do Eec PC da Asus, os netbooks vem a cada dia conquistando mais mercado. Seu tamanho reduzido em relação aos notebook e seu poder de processamento, apesar de menor,  suficiente para as tarefas desenvolvidas pela maior parte dos usuários fez os netbooks se tornarem uma opção mais barata e acessível de computador portátil.

Obviamente, quando um produto de hardware dá certo no mercado, muitos outros produtos de software surgem no intuito de tornar o novo hardware cada vez mais eficiente. Não diferente para os netbooks, a cada dia mais surgem versões de softwares otimizadas para os pequenos computadores. O principal motivo da adaptação está na necessidade de redimensionamento das janelas dos software, uma vez que a maioria dos netbooks possuem tela de aproximadamente 10' fica inviável usar resoluções maiores que 1024x600, logo as janelas dos aplicativos não podem ser muito grandes.

Por outro lado não adianta que um aplicativo seja otimizado se o sistema operacional não também o seja. E aqui o Linux saiu na frente do concorrente Windows lançando interfaces completamente remodeladas para essas pequenas maravilhas de nossos tempos.

Enquanto usuários do sistema operacional Microsoft Windows precisam usar de jogo de cintura para usar um sistema modelado para telas de no mínimo 12', os usuários do sistema operacional GNU Linux já dispõem de versões de distribuições otimizadas para os netbooks, como é o caso do Ubuntu Netbook Remix.

Ubuntu Netbook Remix

O Ubuntu Netbook Remix (UNR) traz uma interface voltada a aproveitar cada pixel da pequena tela desses minúsculos computadores. Para isso, o sistema teve a área de trabalho transformada no menu de aplicativos, dessa forma, além de descartar o espaço que seria utilizado para o menu, o mesmo torna-se mais visível que se tivesse disposto da forma convencional, o traz muito mais conforto para seus usuários.

De fato o UNR dispõe de apenas uma barra de utilidades, na qual são dispostos o logo do Ubuntu que na verdade é o botão “Mostrar Área de Trabalho”, logo  à direita, os ícones dos programas minimizados seguido da barra do programa maximizado, à qual na verdade é a própria barra da janela do aplicativo (onde se encontra o botão fechar), dessa forma também é economizado esse espaço:

Ubuntu Netbook Remix

Mais à direita seguem os ícones de bandeja seguidos da data e hora e, por fim, o botão de gerenciamento de sessões/desligamento.

Particularmente, há algum tempo vinha madurecendo a ideia de comprar um netbook. O que mais me afastava para a compra de um notebook, era justamente as telas pequenas. Eu ficava imaginando  meu sistema que roda em 14' rodando em 10'. Por fim, decidir comprar o netbook mesmo, após verificar alguns screenshots do UNR. Contudo confesso que fiquei maravilho ao usar o sistema, em minha opinião muito espaço foi otmizado sem deixar o sistema complicado ou trabalhoso de usar. A realocação do menu principal ficou perfeita a nova disposição da barra de fechamento dos aplicativos ficou muito natural, de fato que apesar de ter economizado o espaço da disposição original, você não ficará incomodado com isso.



App Caixinha de Promessas

 

Caixinha de Promessas

"Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa." Salmos 57:2

[Inclua em seu site]



 


Publicidade